top of page

“Em 2009, durante a segunda edição do projeto “Estúdios”, organizado anualmente pelo coletivo Mundo Perfeito e pelo Teatro Maria Matos, em Lisboa, atores brasileiros e portugueses reuniram-se para criar três novos espetáculos em apenas três semanas. Este projeto foi saudado pela crítica e pelo público, provando também ser um laboratório de colaboração artística eficaz. De algum modo, este projeto deu origem a uma família intercontinental de atores-criadores, que partilham o interesse em explorar a liberdade do ator em palco e o imediatismo de uma dramaturgia que pode ser escrita hoje para ser levada à cena amanhã.


De volta ao Rio de Janeiro, alguns dos artistas envolvidos neste projeto continuaram a desenvolver o seu trabalho em algumas das mais inovadoras estruturas de criação da cidade, mas também fundaram a sua própria companhia, a que deram o nome de Foguetes Maravilha - responsável por espetáculos que se inscreveram na nova dramaturgia carioca, como Ele precisa começar e Ninguém falou que seria fácil. Três anos mais tarde, aprofundamos esta relação e avançamos para uma nova coprodução entre os Foguetes Maravilha e o Mundo Perfeito, que resultou numa criação que estreou em Lisboa e será apresentada em várias cidades portuguesas e brasileiras: Mundo Maravilha.


Nesta nova criação, nossa curiosidade se desloca para os exploradores e aventureiros que ampliaram os territórios físicos e imaginários da humanidade. Como Júlio Verne, que atravessou o planeta e o espaço em foguetes de ferro fundido, balões remendados e submarinos anacronicamente avançados. Ou Fernão Mendes Pinto, um dos primeiros portugueses a alcançar o Japão e um dos que mais mentiu a este respeito. Ou Amir Klink, que atravessou o Oceano Atlântico sozinho em um bote a remo. Ou Jean Rouch, o etnólogo francês que registrou em minúcias os transes e trânsitos do continente africano. Seguindo ao revés as pegadas destes desbravadores, pretendemos tornar estranho e inaudito aquilo que nos é comum.” Mundo Maravilha



Criação: Mundo Perfeito (PT) e Foguetes Maravilha (BR)
Co-criação e interpretação: Alex Cassal, Cláudia Gaiolas, Felipe Rocha, Paula Diogo, Renato Linhares, Stella Rabello e Tiago Rodrigues
Iluminação e Direção Técnica: André Calado
Figurino: Magda Bizarro
Imagem do cartaz: Afonso Cruz
Tradução para inglês: Kevin Rose
Direção de produção e fotografia de cena: Magda Bizarro
Assistente de produção: Rita Mendes
Coprodução: Maria Matos Teatro Municipal (PT), BIT- Teatergarasjen (NO), Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura (PT) e O Espaço do tempo (PT).
Apoio: Festival Materiais Diversos



Uma coprodução House on Fire com o apoio do programa Cultura da União Europeia



Estrutura Financiada: DGARTES, Secretaria de Estado de Cultura (Portugal)



Mundo Maravilha é um espetáculo apresentado no âmbito do Ano de Portugal no Brasil

Mundo Maravilha

Foguetes Maravilha e Mundo Perfeito

bottom of page